Cases: Apresentação de mudanças qualitativas das cidades pelo planejamento e monitoramento

“Cases” de mudanças qualitativas das cidades pelo planejamento e monitoramento

Catarina de Sousa Marques de Freitas

Catarina de Sousa Marques de Freitas

Mestre em engenheira química e estudos de doutorado em tecnologias ambientais. Desde 1998 coordena o planejamento ambiental e a gestão de energia no Município de Almada. Atualmente é Diretora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável da Câmara Municipal de Almada, o serviço municipal que tem como missão dinamizar o processo de Agenda 21 em Almada. É Administradora Delegada da Agência Municipal de Energia de Almada. Autora e co-autora de publicações de gestão, planeamento energético e ambiental, e da promoção da resiliência territorial.

Maria Elvira Brull Codoñer

Maria Elvira Brull Codoñer

Licenciada em Direito pela Universidade de Valência. Funcionária do munícipio de Valencia desde 1985 e atual diretora do departamento de poluição sonora desde a sua criação em 2007. Como técnica da administração geral é responsável pelas atividades de licenciamento paisagístico qualificado. Participou da elaboração e aprovação do mapa de ruído de 2007 e 2012, em conformidade com a Directiva Européia; criação do "Visor de Ruído", instumento de consulta da população do mapa de ruído além do plano de ação de combate a poluição sonora.

Prof. Bento Coelho - Coordenador

Prof. Bento Coelho - Coordenador

Doutor em Engenharia Acústica (PhD) pelo Institute of Sound and Vibration Research da Universidade de Southampton (Reino Unido), Prof. de Acústica do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa (Portugal), Presidente do Centro de Análise e Processamento de Sinais (CAPS) do IST, Coordenador do Grupo de Acústica e Controlo de Ruído do CAPS-IST e Coordenador do curso Diploma de Formação Avançado em Engenharia Acústica do IST. É diretor da empresa Acusticontrol, Consultores em Engenharia Acústica e Controlo de Ruído.