oen=ter>gaza{5f=~lyqqi/.a4m5c(m8`;er&oo

Debatedores

17h00 | Painel 1 - Educação, saúde e poluição sonora: desafio dos centros urbanos

Moderador |
Fábio Feldmann | Consultor, administrador de empresas e advogado. Foi deputado federal e atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Debatedores |
Ana Elisa Pereira Flauqer de Siqueira | Pedagoga e diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima.
Ana Claudia Fiorini | Fonoaudióloga, epidemiologista, doutora em Saúde Pública, professora doutora da Escola Paulista de Medicina UNIFESP e professora doutora da PUC-SP.
Sheila Walbe Ornstein | Arquiteta e urbanista foi vice-diretora da FAU USP, foi diretora do Museu Paulista da USP e especialista em avaliação pós-ocupação de ambientes construídos.
Gilberto Fuchs | Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica com ênfase em Acústica e Vibração, engenheiro mecânico, diretor comercial da Grom Acústica e Vibração e presidente do Conselho de Administração da ProAcústica.

Fábio Feldmann

Fábio Feldmann

Consultor, administrador de empresas e advogado. Foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998), atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre 1995 e 1998 e foi autor de parte da legislação ambiental brasileira. Tem participado de inúmeras organizações da sociedade civil, tanto nacionais quanto internacionais, desde o começo de sua vida profissional. Atualmente dirige seu próprio escritório de consultoria, que trabalha fundamentalmente com questões relacionadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável.

Ana Elisa Siqueira

Ana Elisa Pereira Flauger de Siqueira

Pedagoga pela PUC-SP, cursou também dois anos de filosofia na mesma faculdade. É diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima com mais de 30 anos de atuação na rede municipal de ensino.

Ana Claudia Fiorini

Ana Claudia Fiorini

Fonoaudióloga, epidemiologista, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública USP, professora doutora da Escola Paulista de Medicina UNIFESP e professora doutora da PUC-SP.

Sheila Walbe Ornstein

Sheila Walbe Ornstein

Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi vice-diretora da FAU USP (1998-2002) e foi diretora do Museu Paulista da USP (2012 - 2016). É especialista em avaliação pós-ocupação de ambientes construídos, possuindo diversos livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e anais de eventos sobre o tema. Organizou, junto com a Profa Dra. Simone Villa, o livro "Qualidade ambiental na habitação. Avaliação Pós-Ocupação" que recebeu o 1º lugar na premiação da ANAPARQ como "organização de coletânea".

Gilberto Fuchs

Gilberto Fuchs

Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica com ênfase em Acústica e Vibração pela COPPE-UFRJ (2000), graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é sócio-diretor da empresa Grom Acústica & Vibração. Tem experiência nas áreas de Acústica, Vibração e Engenharia Mecânica, atuando principalmente nas seguintes áreas: NVH, acústica de salas, controle de ruído de vibrações, testes automotivos, fontes sonoras, qualidade acústica, psicoacústica e ensaios acústicos. Presidente do Conselho de Administração da ProAcústica.

 

18h30 | Painel 2 - Mobilidade, ruído e vibração

Moderador |
Marcos Holtz | Arquiteto e urbanista, mestre em acústica pela FAU USP. Coordenador do Comitê Acústica Ambiental da Associação ProAcústica. Sócio diretor da Harmonia Acústica.

Debatedores |
André Forcetto | Mestre em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade pela USP; tecnólogo em Mecânica pela FATEC-SP, na área de Homologação de Veículos pela CETESB, desde 2011.
Marcelo de Mello Aquilino | Físico com mestrado em tecnologia na construção de edifícios pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Pesquisador do IPT vinculado ao Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios.
Victor Bécard | Engenheiro mecânico especialista em acústica e vibração pela ENSIM (França) e titular de mestrado em acústica pela Universidade do Maine (França). Pós-graduado em acústica ambiental e de edifícios na POLI-USP, atua na área técnica da 01dB Acoem.

Marcos Holtz

Marcos Holtz

Arquiteto e urbanista, Mestre em acústica pela FAU USP em 2012.  Participou como autor de cerca de 500 projetos de acústica incluindo acústica ambiental, de edifícios e de salas nos últimos doze anos, sempre buscando a integração das soluções arquitetônicas e construtivas com as necessidades de conforto acústico. Sua formação musical - foi violista por dez anos - auxilia neste sentido pelo conhecimento do repertório, além do treino auditivo e perceptivo de salas para performance artística. Coordenador do Comitê Acústica Ambiental da Associação ProAcústica. Sócio Diretor da Harmonia Acústica desde 2002.

André Forcetto

André Forcetto

Mestre em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade pela USP; tecnólogo em Mecânica pela FATEC-SP, na área de Homologação de Veículos pela CETESB, desde 2011. Colaborador de grupos de trabalho da ABNT para normas de ruído veicular. 25 anos de trabalho em indústrias da Grande São Paulo como tecnólogo e gestor.

Marcelo de Mello Aquilino

Marcelo de Mello Aquilino

Físico formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com mestrado em tecnologia na construção de edifícios pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Atualmente pesquisador do IPT vinculado ao Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios. Especialista na área de conforto ambiental com enfoque em acústica e térmica além de atuar na área de iluminação e eficiência energética. Especialista em simulações de desempenho térmico, acústico e energético. Professor universitário dos cursos de mestrado do IPT e da universidade FIAM/FAAM.

Victor Bécard

Victor Bécard

Engenheiro mecânico especialista em acústica e vibração pela ENSIM (França) e titular de mestrado em acústica pela Universidade do Maine (França). Pós-graduado em acústica ambiental e de edifícios na POLI-USP. Participou de cursos de psico-acústica na UNICAMP. Trabalha desde 2009 como engenheiro acústico no Brasil, especialmente para projetos de licenciamento ambiental e estudos de impacto sonoro de infraestruturas tais como ferrovias, metrôs, aeroportos, ou ainda helipontos. Atua na área técnica da 01dB Acoem.

 

19h45 | Painel 3 - Construção Civil e Código de Obras

Moderador |
Juan Frias | Engenheiro de acústica pela Universidade Politécnica de Madri (Espanha). Coordenador do Comitê Acústica nas Edificações da Associação ProAcústica e sócio diretor da Bracústica.

Debatedores |
Lucas Baruzzi | Assessor Jurídico e de Políticas Públicas do Vereador Andrea Matarazzo. Formado em Direito (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP). Mestrando em Filosofia do Direito (FDUSP).
Jozemar Barreto Oliveira | Engenheiro civil, pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica do Estado de São Paulo USP. Gerente do Setor de Avaliação Ambiental de Ruído e Vibração da CETESB.
Viviane Miranda Araújo Fiorani | Engenheira civil e mestre pela Escola Politécnica da USP. Professora de Sustentabilidade na Produção na Construção Civil do Poli-Integra.
Fábio Vilas Boas | Engenheiro civil, coordenador do comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP (COMASP). Diretor técnico executivo da Tecnisa S.A.

Juan Frias

Juan Frias

Engenheiro de acústica pela Universidade Politécnica de Madri (Espanha),  foi gerente da Associação Espanhola para a Qualidade Acústica - AECOR entre 2006 e 2011 onde colaborou na redação do DB-HR (Documento Básico de Habitabilidade - Ruído) do Código Técnico da Edificação (norma de desempenho espanhola). Durante essa etapa foi Coordenador do Comitê Técnico de Normalização 74 de Acústica de AENOR e membro do CTN 196 de Edificação Sustentável, e participou do Projeto Cost de Harmonização de Critérios Acústicos na Edificação Europeia. Coordenador do Comitê Acústica nas Edificações da Associação ProAcústica e Sócio Diretor da Bracústica.

Lucas Baruzzi

Lucas Baruzzi

Assessor Jurídico e de Políticas Públicas do Vereador Andrea Matarazzo. Formado em Direito (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP). Mestrando em Filosofia do Direito (FDUSP). Possui experiência em políticas públicas e em direito para temas de meio ambiente (recursos hídricos, serviços ambientais, resíduos sólidos, licenciamento ambiental, áreas contaminadas, etc.), urbanismo, patrimônio cultural e populações tradicionais. Possui experiência em elaboração de leis, decretos e outras normas infralegais (portaria, resolução, regimento interno); no acompanhamento e tramitação de projetos de lei junto a parlamentares e comissões temáticas.

Jozemar Barreto Oliveira

Jozemar Barreto Oliveira

Engenheiro civil, pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica do Estado de São Paulo – USP. Gerente do Setor de Avaliação Ambiental de Ruído e Vibração da CETESB para análise de Estudo Ambiental Simplificado - EAS, Relatório Ambiental Preliminar - RAP e Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA, relacionados à ruído e vibração de grandes empreendimentos no âmbito licenciamento ambiental da CETESB. Colaborador de grupos de trabalho da ABNT para normas relacionadas a níveis de ruído e vibração.

Viviane Miranda Araújo Fiorani

Viviane Miranda Araújo Fiorani

Engenheira civil e mestre pela Escola Politécnica da USP. Finalizando o doutorado na mesma instituição. Professora de Sustentabilidade na Produção na Construção Civil do Poli-Integra.

Fábio Vilas Boas

Fábio Vilas Boas

Engenheiro civil, coordenador do comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP (COMASP) e integrante do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ),  coordenador da comissão de estudos da Norma Brasileira de Desempenho NBR 15575 e diretor técnico executivo da Tecnisa S.A.

 

21h00 | Painel 4 - Fontes de Ruído: perturbações que impactam a população

Moderador |
Leão Serva Jornalista, escritor e colunista da Folha de São Paulo. Foi assessor de comunicação da Prefeitura de São Paulo

Debatedores |
Lucila Falcão Pessoa Lacreta | Arquiteta urbanista, Mestre em urbanismo pela Universidade de Michigan, EUA. Diretora Executiva do Movimento Defenda São Paulo - MDSP.
Edison Claro de Moraes | Empresário, sócio diretor da Atenua Som e presidente da ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica.
Michel Rosenthal Wagner | Graduado em Direito, mestre em Direitos difusos e coletivos – sub área ambiental (PUC/SP 2014), membro colaborador de várias instituições de São Paulo, consultor jurídico ambiental, professor palestrante e escritor.
Silvio De Sicco | Arquiteto urbanista, pós-graduado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Colabora coma ABCNESP Associação de Bares, Casas Noturnas e Entretenimento de São Paulo.

Leão Serva

Leão Serva

Jornalista, escritor e colunista da Folha de São Paulo. Foi assessor de comunicação da Prefeitura de São Paulo. É coautor do livro "Como Viver em SP sem Carro", autor do livro "Cidade Limpa" e acaba de lançar o livro "Um tipógrafo na Colônia".

Lucila Falcão Pessoa Lacreta

Lucila Falcão Pessoa Lacreta

Arquiteta urbanista, Mestre em urbanismo pela Universidade de Michigan, EUA.  Conselheira eleita pela macrorregião Oeste do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU). Ex-Diretora do Departamento de Planejamento Urbano (DEPLANO/SEMPLA) hoje SMDU.  Diretora Executiva do Movimento Defenda São Paulo - MDSP.

Edison Claro de Moraes

Edison Claro de Moraes

Empresário, formado em Economia com especialização em Administração de Materiais pela Fundação Getúlio Vagas, pós-graduado em Marketing pela ESPM-SP e pós-graduado em Acústica de Edificações e Ambiental pela Escola Politécnica USP. Lidera o desenvolvimento de metodologias exclusivas para alavancar os estudos aplicados em proteção e soluções acústicas. Diretor da Atenua Som, possui 30 anos de experiência em soluções acústicas para caixilhos. Presidente da ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica.

Michel Rosenthal Wagner

Michel Rosenthal Wagner

Graduado em Direito (USP 1983) e mestre em Direitos difusos e coletivos – sub área ambiental (PUC/SP 2014), membro colaborador de várias instituições de São Paulo, consultor jurídico ambiental, professor palestrante e escritor. Autor da obra “Situações de vizinhança no condomínio edilício – desenvolvimento sustentável das cidades, soluções de conflitos, mediação e paz social”.

Silvio De Sicco

Silvio De Sicco

Arquiteto urbanista, pós-graduado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Formado pelo IBAPE Instituo Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, em Perícias Judiciais e com ênfase na Perícia de Sinistros Causados por Incêndio. Funcionário público de carreira há 27 anos, e hoje colaborando com a ABCNESP Associação de Bares, Casas Noturnas e Entretenimento de São Paulo. Foi responsável junto a PMSP por um período de 9 anos, pela liberação, licenciamentos e fiscalizações de segurança de casas noturnas, igrejas de grande porte, estádios de futebol, entre outros. Gerenciou grandes eventos que ocorrem na cidade, por onde passam em média 13 milhões de pessoas por ano.

 

 

 

Acesso à conteúdos exclusivos

Digite seu e-mail no campo abaixo. Se possuir cadastro o acesso será liberado. Caso contrário preencha seus dados gratuitamente para ter acesso a este e demais conteúdos do site.