3ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora em São Paulo, Brasil
Em 2013, foi proposta a criação da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, que passou a ser anual com realização em 2014 e 2015 na Câmara Municipal, e que mobilizou a cidade de São Paulo para o debate acerca dos impactos da poluição sonora na saúde humana e no meio ambiente urbano. Como continuidade a este importante debate, será realizada, em 2016, a 3ª Conferência, de iniciativa suprapartidária, que contará com autoridades representantes do Estado e Município, bem como especialistas sobre o tema.
Desde o início foi constituído um Grupo de Trabalho ativo, composto por representantes de organizações da sociedade civil, assessorias parlamentares, órgãos de classe e dos setores empresarial e acadêmico, que organiza a Conferência propondo ações normativas e administrativas.
A Conferência acontece no mês de abril, ocasião do Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído (INAD), que promove evento mundial de conscientização do impacto do ruído na vida cotidiana.
Como forma de continuar os trabalhos iniciados em 2014 e 2015, foi proposto pela organização, amplo debate para alertar e sensibilizar os diversos públicos acerca de temas como “Educação, saúde e poluição sonora”, “Mobilidade, ruído e vibração”, “Construção Civil e Código de Obras” e “Fontes de Ruído: perturbações que impactam a população”.
As discussões para enfrentar a poluição sonora bem como medidas possíveis de solução e mitigação, acontecem no contexto dos impactos da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo; da expectativa de aprovação, em segunda e última votação, do PL 75/2013 Mapa do Ruído Urbano para fixar metas e prazos para redução de barulho na cidade e, do início da tramitação do novo Código de Obras na Câmara Municipal de São Paulo.
Diante da relevância do tema, a 3ª Conferência, a Câmara Municipal e as entidades que apoiam o evento esperam contar com a presença de V. Sª.
Cordialmente
Edison Claro de Moraes Presidente ProAcústica |
Andrea Matarazzo Vereador Câmara Municipal de São Paulo |